Blog Bia Feijó Vida Saudável – 8 dicas valiosas para manter-se saudável no trabalho

By 19 de novembro de 2016Bem Estar

Das coisas boas da vida: amigos. E amigos saudáveis que tentam (só tentam) te colocar na linha e te dão dicas para viver bem? Melhor ainda! Como meu blog é pra compartilhar, então é hora de compartilhar o blog de um amiga, Bia Feijó.  Cheio de dicas fitness e saudável para ter uma ótima qualidade de vida. E agora, vim compartilhar uma das dicas dela por aqui também.

8 dicas valiosas para manter-se saudável no trabalho

Separar a vida profissional da pessoal é quase impossível para muitas pessoas. Mas, manter-se saudável no trabalho é muito importante para a saúde física e mental, não é? Pensando nisso, afinal, passo por isso todos os dias, comecei a avaliar quais passos são fundamentais para que essa vida saudável no trabalho seja possível e real.
Nosso tempo é muito valioso e dedicamos muito dele em nossos trabalhos. Então, pensar em tornar esse ambiente o melhor possível e o nosso tempo bem aproveitado, com hábitos de sucesso, é essencial.
– 
A qualidade de vida depende muito da satisfação que as pessoas têm em sua vida profissional, mas hoje, muito mais do que dinheiro, as pessoas querem ser capazes de decidir seus rumos e de enfrentar seus problemas com autonomia e liberdade. Motivação e satisfação com as oportunidades que surgem no trabalho são alguns dos aspectos mais relevantes quando o assunto é vida profissional. Em diversas conversas com amigos, esses pontos são sempre levantados. Engana-se quem pensa que a felicidade profissional não está ligada a uma vida saudável consistente.
–  
A insatisfação no trabalho pode se conectar diretamente a uma mente ansiosa e estressada. E isso não faz parte de uma vida saudável no trabalho, certo?
–  
Algumas atitudes simples no cotidiano profissional podem ajudar a elevar o bem estar no escritório.
1. Mexa-se sempre, não fique sentado o tempo todo. Vá receber o cliente ou paciente na porta, faça algumas tarefas em pé, como tomar uma café, ler um artigo ou relatório, falar com alguém. Isso, por mais simples que seja, fará diferença na queima de calorias ao final de um mês ou um ano e ajuda a movimentar o seu corpo e circular o seu sangue.
2. Atenção à postura corporal. Muitas pessoas são acometidas por dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada.
– 
3. Tente trazer a sua comida. Se a sua alimentação em casa for equilibrada, levar a comida do jantar para o almoço pode ser uma ótima opção, pois ajuda a limitar a quantidade de alimento ingerido e a controlar o tipo de comida que você come. Afinal, você não será surpreendido por alguma fritura indesejada e nem a tentações desnecessárias. ?
–  
4. Comer à mesa, sentado adequadamente. Comer em frente ao computador não é recomendável e muito menos saudável. Mesmo almoçando no escritório, é importante reservar poucos minutos para prestar atenção na comida e mastigar bem os alimentos. A mastigação é indispensável para uma boa digestão. Os minutos do almoço também são importantes para o descanso do cérebro e para uma boa produtividade posterior à alimentação.
5. Alimente-se bem no café da manhã. Pesquisas indicam que as pessoas que tomam um café da manhã saudável permanecem mais dispostas no restante do dia, o que é ótimo para o rendimento do trabalho.
– 
6. Evite excessos de comida. Muita ansiedade pode levar ao consumo excessivo de comidas. Além do mais, aquele cansaço ou preguiça pós almoço pode estar relacionado a grande quantidade de alimentos. Evites os excessos na alimentação, consuma somente o que é necessário para você. Evite o “olho grande”! ?  Por exemplo, o excesso de carboidratos em um prato, principalmente sem proteínas, leva a um aumento da insulina muito rápido, e por isso pode ser seguido de fraqueza, além de favorecer o acúmulo de gordura abdominal.
– 
7. Evite o açúcar. Sabe aquela vontade de comer doce? Então, quando você passa a se alimentar melhor, deixa de dar ao corpo grandes quantidades de carboidratos, que são cheios de açúcar. E o corpo sente falta. Aí, quando o corpo necessita do açúcar, ele acaba pedindo na forma pura. Coma bem no almoço e fuja da sobremesa.
– 
8. Xô, industrializados. Confira sempre a tabela nutricional e fique de olho na quantidade de açúcar e sódio contido nos alimentos industrializados. Acredite que tudo contribuirá para uma vida saudável no trabalho.
– 
Seguindo essas 8 dicas, você terá uma vida mais equilibrada e isso contribuirá para o sucesso das suas atividades profissionais. Eu tento mantê-las em dia e isso tem ajudado a manter-me mais disposta todos os dias. Complemento essa lista com uma atividade física regular. Minha vida tem sido menos estressante e mais feliz.

Leave a Reply