Ai Meus Olhos! Descobrindo o Calázio

By 9 de janeiro de 2017Bem Estar

Futucando uns arquivos lembrei desse péssimo capítulo da minha vida. Desde esse momento sou outra, a chata da maquiagem e ampurrinho minhas amigas também

Há um tempo atrás fui à um casamento e já sabem, usei de tudo: lápis, rímel, sombra, colei cílios postiços e quando cheguei em casa e fui retirar a make igual a minha cara, já senti um incomodo no meu olho esquerdo, logo pensei que pudesse ser alguma alergia ou irritação da maquiagem, já que uma profissional que fez em mim, com os produtos dela. Quando acordei no outro dia, meu olho não abria  de tão inchado que estava.
– 
Lavei, limpei e ele não desinchava e doía, a cada piscava uma dor. Fui ao pronto atendimento do hospital, quando foi diagnosticado: Conjuntivite. Achei meu estranho esse diagnóstico, pois eu já tive uma vez e os sintomas eram totalmente diferentes.
– 
Voltei pra casa, e comecei a usar o colírio que o médico indicou, mas eu percebi que não melhorava e meu olho inchava cada vez mais, sem contar que apareceu um caroço na parte de cima da minha pálpebra. Foi quando fui ao oftalmologista e logo após o exame ele disse: você está com Calázio, use os remédios x e y e retorna amanhã para retirá-los. Na hora pensei: retirá-los? Oiiiiii?
– 
Primeira coisa que fiz quando sai de lá: Google! E quase infartei quando vi que o oftalmo ia pegar uma agulha e enfiar no meu olho e que eu sentiria a maior dor do universo, que ia doer mais que os partos que eu pretendo ter.
– 
Da mesma forma que eu cai em diversos sites e blogs de relatos de quem teve calázio, sei que outras pessoas vão cair aqui, então vou tranquilizá-los: NÃO DÓI. Dai você me pergunta: Levar várias agulhadas no olho não dói? Você está doida Taty? É verdade, a anestesia tira toda a dor, o incomodo maior é por ser em uma área super sensível.
– 
Resumão: O oftalmo no consultório mesmo te dá uma anestesia local próximo ao olho,  levanta sua pálpebra e a limpa por dentro. Depois aplica com uma agulha um remedinho em cada nódulo  que apareceu. Fiquei muito nervosa por estar vendo tudo o que acontecia, mas a dor é zero.
Depois o olho fica bem dolorido, mas nada que uma compressas de gelo ajuda. O meu ficou um pouco roxo depois que tirei o tampão, mas no dia seguinte já estava bem melhor.
O calázio é confundido muitas vezes com o terçol, mas um é bem diferente do outro. Conversei bastante com o meu oftalmo e dei uma pesquisada pela internet pra tentar diferenciá-los de forma clara.

O terçol (nunca tive), é uma pequena bolinha (nódulo) que aparece bem rente aos cílios tanto superior quanto inferior, causando muito incômodo e dor. Ele surge decorrente de uma infecção dos folículos dos cílios devido a bactérias que geram a reação. Além da dor e incômodo, o terçol causa vermelhidão, calor e irritação na região. E é bem comum.Por isso é muito importante usar bons produtos de maquiagem, principalmente nos olhos. Fique atento também a validade dos produtos e por mais que o dia/noite seja cansativa, não deixe de tirar toda a make.

O calázio causa os mesmos sintomas que o terçol e aparentemente fica igual, porém o calázio não é causado por bactérias e sim por uma obstrução nas glândulas sebáceas da pálpebra, a obstrução forma nódulos que se espalham pela pálpebra, como se fossem espinhas.

Ambos desaparecem em média em 5 dias, mas é preciso procurar um oftalmo, caso seja calázio dependendo de seu tamanho e quantidade é preciso fazer a retirada, assim como aconteceu comigo.

Descobri algo errado e fui ao pronto atendimento no domingo, na segunda fui ao oftalmo, na terça voltei pra fazer a retirada e na quarta já estava ótima, rs.

 A dica master que recebei foi: tire muito bem a maquiagem quando usar, principalmente na área dos olhos. Já estamos cansada de saber disso, né? Mas o que mudou minha vida (sim, sem exageros), foi a indicação de comprar shampoo neutro Jonhson e usar como demaquilante. É maravilhoso, limpa muito a pele e dá pra esfregar bastante na área dos olhos, já que não arde. Não fico sem no meu banheiro.
Na próxima vez que usar maquiagem, (eu não uso sempre), vou tirá-la para colocar aqui. Usem essa dica pra vida e contem pras amigas 😉

Join the discussion 2 Comments

Leave a Reply