A hora dele: Cartola FC

By 5 de maio de 2017Esporte, Tecnologia

Dia 13 de maio o Campeonato Brasileiro volta para agitar nossas vidas e com ele o que? O Cartola FC, obaaaaa! Para os desavisados da vida, o Cartola é um esport fantasy, ou seja, um jogo de mentirinha no qual os participantes escalam o seu time com jogadores reais que estão competindo. Ano passado, o jogo contou com mais de 3 milhões de usuários cadastrados (uaaal), ele é desenvolvido pela Globo.com e dá pra acompanhar tudo pelo SporTV e pelos sites da Globo.com. As inscrições já estão abertas e eu acho que todos vocês deveriam participar.

Como funciona?
É bem simples, no Cartola você é o treinador do seu time e ponto. Como um bom técnico, é importante acompanhar todo o campeonato para ser certeiro na hora de escalar o time, tentando ao máximo deixar o clubismo de lado e colocando os melhores, sempre. Geral começa o jogo com 100 cartoletas e cada jogador tem um valor diferenciado de acordo com sua atuação. Quando melhor ele tiver no campeonato, mais caro ele estará no Cartola e os valores vão valiando de acordo com o desempenho.

O mais maneiro (que eu acho), é que tem vários apps (até o original), é possível acompanhar em tempo real a pontuação provável dos jogadores escalados. Exemplo, o goleiro defendeu um pênalti no jogo da TV e você o escalou? +7 pontos, o lateral que você escalou levou um cartão vermelho, -5 pontos e assim vai. E com essa variação suas 100 cartoletas vão rendendo ou se perdendo.

Eu costumo brincar anualmente, no último ano fiquei de fora e confesso que é uma correria quando me lembro que o mercado vai fechar e eu ainda não montei meu time. É preciso se organizar para jogar bem e passar na frente dos amigos, pois diversas ligas são criadas e você acompanha pau a pau o ranking da galera.

Dicas pra mandar bem, por Tech Tudo!

Priorize os times que jogarão em casa
Jogar em casa é sempre uma vantagem considerável em uma partida de futebol. Em 2015, os mandantes venceram mais que o dobro de partidas que os visitantes. Por isso, a tendência é que atacantes que jogam em casa façam mais gols do que os que jogam fora. Como consequência, o defensores tendem a sofrer menos quando estão em seus domínios.

Faça dinheiro nas primeiras rodadas
A dica para os primeiros jogos da competição é fazer dinheiro. Busque escalar os jogadores que foram mal na rodada anterior e que têm boas chances de ir bem na próxima.

Use jogadores que cobram pênaltis, faltas e escanteios
A bola parada costuma decidir muitas partidas de futebol, e o mesmo acontece no Cartola FC. Jogadores que cobram pênaltis, faltas e escanteios têm boas chances de fazer gol ou, pelo menos, dar assistência. Por isso, investir em jogadores que contam com uma boa batida na bola, pode render alguns pontos a mais.

Arme o time no último dia de mercado aberto
É comum os técnicos dos clubes brasileiros fazerem mistério sobre a escalação até o dia do jogo. Sendo assim, deixe para armar o seu time pouco tempo antes do mercado fechar, para diminuir as chances de colocar um jogador que não irá participar da partida. Além disso, vá acompanhando as notícias durante a semana para saber quem entrará em campo na próxima rodada. Ter um jogador a menos pode ser a grande diferença entre você e o seu rival na liga do trabalho.

Confie no auxiliar, mas não muito
Esquecer de escalar o time uma rodada ou outra é normal, ainda mais em uma semana com muito trabalho ou tarefas em casa. Por isso, ative o auxiliar para que ele ajude nessa tarefa. Mas faça isso apenas quando for muito necessário, já que ele pode não trazer a melhor estratégia para o seu time.

O Maltinha F.C já está prontão só esperando o campeonato começar, rs.

Apps para acompanhar jogos
365 Scores, app gratuito pra acompanhar o brasileirão